Ideologia x Valores

Torcer pro Grêmio não me faz melhor do que os torcedores do Internacional. E não adianta eu apresentar os meus argumentos de porquê sou torcedor do Grêmio… provavelmente não farão cosquinha nos argumentos do porquê meus amigos torcem pro Inter. Se no passado houve quem torcesse para um time ou outro em razão de motivos mais ou menos nobres, hoje esse debate é totalmente infundado. Os dois times têm negros e brancos, ricos e pobres, torcedores exemplares e torcedores idiotas.

Quando nos afastamos das razões nos aproximamos das paixões. A moral é um conjunto de valores racionalmente elaborados, seja pela maturidade pessoal, seja pela maturidade do grupo (social). A moral não é apenas um juízo maniqueísta, como muitos defendem. Ela é um guia de referência e segurança social, que ajuda na estabilização das relações humanas. Claro que a moral deve ser elaborada, deve ser resultado de uma reflexão. Não devemos tomar por certo ou por errado apenas aquilo que alguém nos impõe.

As disputas ideológicas deveriam ser disputas racionais. Deveriam…

Há muito tempo se tenta atribuir juízos de valores às disputas ideológicas e, por isso, um lado xinga o outro como se cada um representasse o bem contra o mal.

Quando se vende repetitivamente a ideia de que todo o empresário é explorador, que todo o sem terra é vagabundo, que todo o petista é isso e todo o militar é aquilo, transformamos a política em futebol. O detalhe, meu amigo, é que política é futebol desde que existe. Leia “Ética a Nicômacos”, de Aristóteles. É um livro que um pai escreveu para um filho com o objetivo de refletir e elaborar a ideia de certo e errado e dizer porque isso seria importante. E lá, há milhares de anos, vê-se exatamente as mesmas queixas da política que vemos hoje.

Portanto, não se iluda! Não fique achando que existem ideologias melhores ou piores porque, como os times, o plantel muda e mudam os resultados. O que hoje é melhor, amanhã pode ser pior. Esse jogo do meu time, do meu grupo, do meu partido contra o teu existe há milênios e não tem dado certo.

O importante é estabelecer pelo que vale lutarmos: nossos valores. Precisamos estabelecer claramente o que é certo e errado e premiar quem faz o certo e punir quem faz o errado. É um bom início.

Fazendo o certo, pouco interessa o time ou o partido. Fazendo o errado, pouco interessa o time ou o partido.

Olha pro lado e verás gente boa em todas as bandeiras, de todas as cores e gêneros, com mais ou menos esforço existencial. É isso que nos interessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s